Conduta · Confiança · Dignidade · Excelência · Feminilidade · Inspiração · Inteligência Emocional · Relacionamentos · Segredos · Valores

Segredos de Feminilidade: Mistério e Discrição

Bom dia, leitoras!

Hoje gostaria de falar sobre um assunto que sempre me encantou: o mistério feminino. Acredito que todas nós conhecemos ao menos uma mulher que pouco revela sobre si mesma, que possui uma aura enigmática e que nos intriga por sua discrição e contenção. Ela possui um poder sutil de atração e sabe usar sua personalidade como um diferencial para destacar-se.

Uma mulher que sabe cultivar mistério é capaz de enriquecer sua Imagem Pessoal e reputação elegantemente. Ela intriga a todos a seu redor, deixando-os querendo saber mais sobre essa personalidade atraente, sutil e tão velada em privacidade. Quando uma mulher é misteriosa, ela demonstra respeito por si mesma e aumenta seu valor pessoal, pois não sente a necessidade de revelar suas intenções, seus planos ou suas realizações – evitando, assim, a perda de sua individualidade.

A Mulher de Discreta Elegância possui uma calma confiança em si mesma. Mesmo possuindo riqueza de intelecto e um elevado padrão de conhecimentos gerais, ela evita falar mais que o necessário, optando por ser mais quieta e reservada. Sendo misteriosa, ela sabe que não é necessário que sua vida seja um livro aberto que todos possam tocar e folhear. Ela reconhece que apenas pessoas, de sua extrema confiança, podem conhecer sua intimidade – os demais não possuem motivos para saber detalhes de sua vida.

Seu senso de humor é bastante aguçado, embora ela não acredite na importância de explicar seus raciocínios e referências. Ela é independente e não precisa estar constantemente acompanhada – sua presença lhe basta. Assim, ela pratica a ausência estratégica, a fim de não ser uma figura constante e previsível em todos os eventos. Sempre que possível, ela é uma das primeiras a ir embora de festas e comemorações, pois prefere evitar o desgaste das longas noites.

Uma mulher misteriosa não releva sua vida em redes sociais. Ela não publica atualizações constantes sobre cada momento, deturpando sua privacidade. Não há marcações de local, fotos de refeições, selfies na piscina do hotel ou vídeos curtos no vestiário da academia. Além de deselegante, postar atualizações frequentemente revela carência e certo grau de narcisismo – duas características que estão longe da personalidade da Mulher de Discreta Elegância.

Reclamar sobre seus problemas durante o café, contar aqueles detalhes íntimos de sua vida particular numa conversa de corredor, avisar a todos que conhece sobre seu novo carro ou sobre a reforma em sua casa e enviar e-mail agradecendo à toda empresa por seu novo cargo são atitudes totalmente desnecessárias e que não possuem lugar na vida de uma mulher misteriosa. Há uma grande diferença entre conversar com uma amiga próxima e desabafar com qualquer pessoa que esteja próxima quando se deseja falar.

Ainda, a mulher que valoriza suas relações e experiências sabe que preservar e guardar momentos é, por vezes, mais sábio que compartilhar sua vida abertamente. Um velho ditado diz que não devemos espalhar nossa alegria aos quatro ventos. A mulher que cultiva seu mistério reconhece a sabedoria destas palavras e não sente a necessidade de divulgar suas bênçãos. Você provavelmente não saberá quando ela foi promovida ou recebeu um aumento; não saberá do esforço que ela dedicou para defender sua tese de mestrado; não saberá o preço das roupas que ela veste e certamente não saberá nada sobre sua vida sexual.

Atualmente, a liberdade de expressão tomou outras proporções e sentido e as pessoas discutem os detalhes mais íntimos de suas vidas abertamente. Não apenas isso é desnecessário como também é de mau gosto. A mulher misteriosa possui um consistente discernimento para saber o que vale a pena compartilhar e o que é melhor manter privado.

Uma mulher confiante não vai discutir em público suas finanças, problemas familiares ou reclamar de seu trabalho, de seu casamento ou de sua aparência. Certamente, também, ela sabe a importância de expressar as melhores características de sua profissão e relações e de reconhecer seus méritos próprios e também é capaz de defender a si mesma e a seus queridos, mas ela fará isso com moderação e autocontrole.

Uma mulher elegante não precisa de atenção barata, pois ela sabe diferenciar uma atenção de qualidade, recebida no momento certo, de mera especulação alheia. E ela certamente não fará uma cena para os curiosos – assim, ela sabe manter a calma e a compostura mesmo sob estresse.

Em outro aspecto, por mais que uma mulher possua opinião formada em vários assuntos e tenha seus princípios pessoais bem delineados, ela deve possuir bom senso e educação para saber quando – ou não – expressar sua perspectiva. Há poucas coisas mais desagradáveis que estar na presença de uma mulher que deseja impor seus conceitos sobre outras pessoas ou que ultrapassa os limites particulares alheios. A mulher elegante sabe como fazer uma contribuição positiva para suas interações interpessoais e sabe que certos comentários devem ser expostos somente quando solicitados e em particular. E quando deseja influenciar alguém, ela o faz por seu exemplo e conduta e não por críticas escandalosas.

Uma mulher misteriosa é também essencialmente feminina. Ela sabe se vestir com sedução e requinte ao mesmo tempo em que mantém a elegância e a sutileza. Ela é culta e saberá discutir desde obras da Renascença até a queda da bolsa de valores. Ela sabe apreciar um bom vinho ao fim do dia e possui um bom gosto excepcional para música, filmes e comida.

Ela investe seu tempo em diversas atividades que enriquecem seu conhecimento e sua experiência e sempre aplica o princípio da qualidade sobre a quantidade. Ela é enigmática, completa e intensa. Sua presença demanda respeito e admiração e sua reputação é impecável. Ela possui um sólido orgulho por suas conquistas, mas sabe manter a humildade sem perder a ambição. Dentre seus múltiplos atributos, a mulher misteriosa também:

  • Domina a linguagem corporal;
  • Sabe usar o poder do contato visual;
  • Possui um sólido autocontrole;
  • Não sente a necessidade de atrair atenção;
  • Não precisa da aprovação alheia;
  • Não divulga sua vida em redes sociais;
  • Sabe que o silêncio vale ouro – ouve mais do que fala;
  • É autêntica e confiante e zela por si mesma;
  • Não demonstra arrogância ou soberba;
  • Sabe expressar sua sensualidade com sutileza;
  • Sabe discutir assuntos polêmicos sem tensão;
  • Possui múltiplos interesses que a tornam fascinante;
  • É paciente – não age por impulso;
  • É seletiva;
  • Não sente a necessidade de estar sempre disponível;
  • Não revela informações pessoais sem necessidade.

Estas virtudes são apreciadas e se aplicam a todas as instâncias de sua vida – principalmente em suas relações amorosas, em que o mistério deve ser usado com sabedoria para atrair e manter uma paixão ao mesmo tempo que a honestidade prevalece como alicerce principal.

Nos primeiros momentos de um relacionamento em potencial, a mulher misteriosa sabe que não é de bom tom revelar toda a sua vida. Quando estamos conhecendo alguém, gostamos de descobrir mais sobre essa pessoa – e essa descoberta é mais saborosa quando temperada com uma intimidade que somente o tempo pode gerar.

 A mulher misteriosa sabe manter seu pretendente interessado através da expectativa que ele possui de que pode sempre descobrir mais e mais sobre essa mulher tão fascinante, que é como um diamante multifacetado, com várias características, atributos, experiências e conhecimentos a compartilhar e explorar.

Até em sua aparência isso é real, pois quando uma mulher guarda seu corpo em discrição e sutil sensualidade para seu amado, ele sempre estará intrigado para descobrir e redescobrir sua intimidade, regozijando na vulnerabilidade e doçura de sua mulher. Esse é um dos motivos pelos quais uma mulher se beneficia de deixar algo para a imaginação mesmo quando deseja expressar sua sensualidade. Por que se revelar por inteira, a todos, se você merece – e pode ter – que um homem conquiste o privilégio de ter acesso a seu corpo, a suas emoções e a sua intimidade?

Porém, é necessário discernimento e moralidade para saber o que revelar e o que ocultar de seu amado quando uma relação se torna oficial. É preciso lembrar que mistério é discrição e não desonestidade. Há assuntos importantes que devem ser tratados ao longo de um namoro duradouro ou no início de um noivado, como problemas financeiros e de saúde, vícios, traumas e todo tipo de situação que possa afetar a vida a dois.

Já questões de pouca importância, que realmente não possam ter impacto em um uma relação tão duradoura quanto um casamento, podem ser mantidas em sigilo – afinal, não se trata sobre mentir, mas sim de intrigar e surpreender.

Uma noiva ou esposa é misteriosa quando não pressiona seu cônjuge para receber atenção. Ela não insiste em conversar quando ele não demonstra interesse, não revela todos os detalhes de seu dia logo que chega em casa e não faz questão de expor cada sentimento, cada curiosidade e cada pensamento que percorreu sua mente ao longo das últimas horas.

Uma mulher intrigante não deixa óbvio que está acompanhando as notícias do esporte favorito de seu amado, mas sabe surpreendê-lo com pequenas informações aqui e ali, deixando-o intrigado e na expectativa por mais. Ela não revela que irá preparar aquela receita que ele ama, mas que nunca teve disposição para cozinhar em casa. Também não menciona que participou de um curso de enologia para poder acompanhá-lo em conversas intimistas sobre diferentes tipos de vinhos.

Esta mulher também é sábia e evita comentar detalhes íntimos de sua relação com seu noivo ou esposo com sua família e amigas. Ela sabe da importância de manter sua privacidade e zelar por seu relacionamento através da discrição, então todos os assuntos particulares são tratados exclusivamente entre ela e seu amado e ninguém mais. Porém, entre amigas e família, sempre há espaço para elogios singelos a seu noivo ou esposo e comentários agradáveis e sutis sobre seu amor, sem revelar detalhes pessoais que possam comprometer a intimidade do casal.

Ser misteriosa é preservar a si mesma, zelando por sua intimidade e privacidade. É reconhecer seu valor e nutrir respeito por sua identidade, expressando autoconfiança e segurança. Não há necessidade de se expor enquanto mulher valiosa.


Interessada em participar de um grupo só para mulheres sobre feminilidade, imagem pessoal, elegância e boas maneiras? Então clique aqui e venha para o grupo oficial de estudos da Discreta Elegância no WhatsApp!

Deixe um comentário