Feminilidade · Imagem Pessoal · Inspiração

Segredos de Feminilidade: Bolsas

Olá, leitoras!

Hoje gostaria de falar sobre um assunto que toda mulher certamente adora: bolsas. Mais que meros acessórios e verdadeiras necessidades, nossas bolsas facilitam nossa vida, pois podemos sair de casa levando tudo o que precisamos – carteira com documentos e dinheiro, nécessaire com maquiagens e produtos para higiene feminina, óculos, celular, chaves de casa ou do carro e diversos outros itens que variam de acordo com cada mulher. Ao contrário da realidade de muitos homens, nossos pertences para uso diário não cabem em pequenos bolsos.

Porém, como todo aspecto de nossa aparência e estilo, posso afirmar que existem bolsas elegantes e bolsas que transmitem uma imagem que talvez não desejemos que seja associada conosco. Ainda, da mesma forma, existe uma maneira adequada e refinada de usar e carregar nossas bolsas – e, também, uma maneira imprópria.

Em termos práticos, uma mulher deve ter, essencialmente, quatro bolsas:

  • Uma bolsa para o trabalho;
  • Uma bolsa para eventos (seda, veludo ou tecido brilhante);
  • Uma bolsa para academia ou atividades ao ar livre;
  • Uma bolsa pequena para o dia a dia.

Certamente, cada mulher por si só poderá avaliar se necessita de mais bolsas – estas, porém, são as mais usadas durante um ano normal, específicas para atender as necessidades mais gerais da comunidade feminina. Quando decidimos sair para comprar uma bolsa, existe uma série de fatores que devem ser levados em consideração antes de realizarmos a aquisição, para evitarmos investir numa peça que não atende nossas necessidades ou que terá um uso muito limitado e esporádico, sendo pouco prática.

Algumas das principais observações que devem ser feitas incluem:

Qual a finalidade da bolsa?

É uma peça para ser usada no trabalho ou para passeio? Pretendo usar essa bolsa para o dia ou para a noite? É uma bolsa para academia, atividades ao ar livre ou para uso em ambiente fechado? É uma bolsa apenas para ocasiões especiais ou para uso cotidiano?

O que pretendo carregar?

Documentos e papéis da empresa? Apenas celular, carteira e uma nécessaire bem básica? Livros, cadernos e materiais de estudo? Garrafa de água, roupas para atividade física, tênis esportivo ou afins? Bíblia, devocionais e materiais de cunho religioso?

Qual o estilo do ambiente no qual pretendo usar minha bolsa?

Para um ambiente profissional, tons neutros nunca falham. Uma bolsa preta ou marrom de tamanho médio, para ser usada de apoio no braço ou carregada pela alça na mão combina com praticamente todas as cores. Certamente, uma mulher que tenha preferência por outras tonalidades pode apostar em azul marinho, bege, vinho, verde e até estampas discretas (como animal print, florais, couro texturizado ou aplicações de renda). Os mesmos princípios aplicam-se a congregações, igrejas e demais ambientes religiosos.

Para eventos noturnos, clutchs brilhantes, metálicas, com pérolas ou em tecidos de seda e veludo podem ser exploradas em diversas cores e modelos, desde que combinem com o vestido e a formalidade da ocasião. Para uso acadêmico, geralmente é necessária uma bolsa que acomode um peso maior devido a livros e cadernos. Para tanto, considerando também a formalidade – ou informalidade – do curso e demais alunos, pode ser usada uma bolsa com cores mais alegres e decorada com pequenos detalhes ou no mesmo padrão das bolsas profissionais.

Para o uso cotidiano, geralmente usamos bolsas pequenas, atravessadas, que comportem apenas o essencial para uma ida rápida ao banco, uma compra no mercado ou demais atividades corriqueiras do nosso dia a dia. Esses modelos não possuem tanta restrição e podem ser usados de acordo com o que consideramos prático e bonito. Já para o uso em academias e atividades ao ar livre, cores vibrantes e estampas alegres são mais liberadas. No entanto, é necessário considerar que uma bolsa de material mais resistente deve ser adquirida.

Em termos geral, uma bolsa deve ter uma estrutura firme, harmonizar em cores com a roupa e o tipo de ambiente onde será usada, ter um tamanho adequado e proporcional à altura e peso da mulher utilizando, não possuir propaganda excessiva de marcas (como logos em todo o corpo da bolsa, chaveiros com iniciais da grife ou fechadores brilhantes com referência ao fabricante), não possuir acessórios exagerados ou desnecessários, que poluam a estética da bolsa (como zíperes, correntes, tachinhas, chaveiros, estampas bizarras e cores gritantes).

É importante também ser de fácil manutenção para limpeza e higienização e acomodar, sem dificuldades, todos os seus pertences – uma bolsa grande demais, em que seus itens pessoais fiquem perdidos é tão ruim quanto uma bolsa pequena demais, que vive estufada por não ser do tamanho adequado.

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar!


Interessada em participar de um grupo só para mulheres sobre feminilidade, imagem pessoal, elegância e boas maneiras? Então clique aqui e venha para o grupo oficial de estudos da Discreta Elegância no WhatsApp!

Deixe um comentário